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Acção de supervisão e apoio Pedagógico-administrativo das escolas em força
A equipa de coordenação Pedagógica de Santa Cruz tem realizado visitas às escolas para identificação dos alunos em situação de risco educacional; essas visitas aconteceram nos 1ºs dias de aulas e através da análise dos processos dos alunos e observação directa dos mesmos em contexto de classe. Conseguiu – se identificar alunos com múltiplas reprovações e pretende-se dar um acompanhamento especial aos professores que tem esses alunos para ver se conseguem acompanhar e evitar o abandono por parte dos mesmos.
Visitas de apoio pedagógico contínuo às escolas, supervisão e análise dos processos administrativos e caracterização dos recursos humanos têm sido constantes. Ao todo, já foram realizadas até à presente data, mais de uma centena de visitas aos 13 pólos educativos. De realçar que foi realizada uma jornada de análise conjunta com os gestores do documento que fala sobre a organização e gestão do Ensino Básico; segundo a responsável da equipa pedagógica local, Constantina Afonso, a necessidade da análise conjunta desse documento já se fazia sentir desde os anos anteriores e este ano por causa da entrada de novos gestores tornou-se impreterível. A mesma coordenadora reafirma que acredita que isso venha a contribuir para a melhoria da gestão dos pólos. Uma formação dos gestores sobre regime jurídico das férias faltas e licença sem vencimento é outra acção que se enquadra nesta mesma linha. Com o intuito de melhorar o apoio pedagógico, foi aplicado um questionário dirigido aos professores com relação aos encontros de classe e a modalidade de gestão e apoio pedagógico em curso no Concelho. Uma formação alargada na área de avaliação das aprendizagens em parceria com a Direcção Geral do Ensino Básico, com a duração de 5 dias foi outro acontecimento importante no decurso da gestão pedagógica concelhia de santa cruz neste ano lectivo.
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